quarta-feira, 11 de maio de 2011

Viver Em Comunidade é Possível.


É uma afirmação para os dias de hoje quase pré-histórica, pois a secularização nos conduziu ao individualismo social, “cada um por si...”.
Mas não podemos generalizar, ainda persiste em nossa sociedade grupos que acreditam nesse “ideal” e vivem muito bem, mesmo dentro de seus conflitos, em Comum Unidade. Entretanto viver em comunidade é sempre um desafio diário a ser vivido e superado, pois estamos convivendo com pessoas que agem, pensam e transformam o seu meio, todos de forma diferente (individual), mas não se afastam do seu grupo por menor que seja.
Encontramos hoje vários modelos de comunidade, aquelas mais tradicionais que vivem em seus muros, dentro do seu próprio mundo; outros menos tradicionais, que caminham de forma discreta e se adaptam as modificações da atualidade; outras totalmente liberais vivem conforme seus pensamentos e ideais, mas sempre inseridas no meio.
Por outro lado, a secularização nos apresenta um modelo de individualismo, “Eu posso e Eu devo”, o pronome “EU” tomou o lugar do “NÓS”. Tudo hoje é pensando de forma individual, seja no campo pessoal ou profissional, aprendemos a ver no outro um rival, perdemos o sentido de coletividade, estamos virando pessoas sem perspectiva de unidade, irracionais, pessoas depressivas dentro de um mundo onde se coloca o “EU” em um pilar, estamos aos poucos e sem percebermos excluindo o “Nós” do nosso dia-a-dia, não criamos mais espaço para esse pronome, podemos até usar ou reescrever a frase do filósofo Nietzsche que fazendo uma análise de sua sociedade afirmou “Deus está morto” hoje poderemos reescrevê-la afirmando a morte do “NÓS”.
Por fim, com tantas formas de carismas existentes em nossa sociedade ainda encontramos mentes brilhantes que sabem o quanto é importante e necessário viver em comunidade, e acreditam que essa será a única saída para um dia transformamos o mundo em que vivemos num lugar melhor para todos. Acredite você pode viver em Comum Unidade com todos!
         @dino_clingeson

Postada por JMarcelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário